Dor de cabeça, tonturas e zumbido podem estar associados à labirintite

9 de fevereiro de 2015

EntretenimentoSaúde

Você sabia que a labirintite, conhecida por causar desequilíbrio corporal, ocorre em razão de uma inflamação do labirinto, localizada no ouvido interno?

Dentre as suas funções, além da audição, o ouvido é responsável pelo equilíbrio do corpo.

Tonturas e dores de cabeça podem estar associadas à doença. Os principais sintomas são: vertigem, dor de cabeça, zumbido, náusea, atordoamento e até mesmo vômito.

E pode ocorrer após uma infecção na orelha, um resfriado. Além disso, a má alimentação, o consumo de açúcar, álcool e café em excesso podem influenciar.

Para diagnosticar a labirintite, um simples exame auditivo pode não revelar o problema, por isso, de acordo com a fonoaudióloga Camila Quintino da Starkey do Brasil, líder mundial em tecnologia auditiva, a pessoa deve procurar um especialista, que fará uma avaliação otoneurológica, na qual levará em conta o histórico da pessoa, fará exames e testes auditivos e também de equilíbrio corporal.

Existem tratamentos para controlar esse transtorno. “Medicamentos ajudam a amenizar os sintomas, além do mais, exercícios para reabilitação do equilíbrio e uma dieta alimentar adequada, evitando o consumo excessivo de cafeína, álcool e cigarro, além de tomar muita água auxiliam no controle da doença”, explica Camila.

Comente

Seu e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios *.