Governo da Bahia cria comitê para oferecer segurança nas escolas do estado

19 de abril de 2023

O Governo do Estado da Bahia determinou, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado nesse último sábado, o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas escolas e nos espaços educacionais da Bahia. A intenção do grupo é atuar de forma colaborativa entre os órgãos competentes e entidades do poder público e da sociedade civil para a construção de ambientes educacionais seguros e livres de ameaças a alunos, professores, familiares e dirigentes.

Além das secretarias estaduais e municipais, o comitê também contará com o apoio da Procuradoria Geral do Estado, Polícia Militar, Ministério Público da Bahia, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados e a União dos Prefeitos da Bahia. Em Caetité, o vereador Paulão da Rádio está à frente do projeto de lei que indica a política pública de criação da patrulha escolar para dar apoio aos alunos, professores e comércios próximos aos ambientes educacionais.

Outra tarefa do comitê será solicitar planos de ação a serem elaborados e realizados pelos órgãos e instituições presentes no grupo.

A iniciativa do Governo da Bahia é uma resposta às crescentes ameaças de violência no ambiente escolar, com a preocupação de promover segurança, paz e ordem social nas escolas e universidades. O comitê já está em ação e deve ser instrumento de grande importância para a educação do estado.

 

Redação : Keicy Mayalle