A 30ª edição do “Chocolat Festival” acontece entre os dias 20 e 23 de julho de 2023 no Centro de Convenções de Ilhéus, no Sul da Bahia, terra de origem do evento. Esta é a 14ª vez que o Chocolat Festival Bahia será realizado na “Terra da Gabriela” e promete marcar a história do maior evento de cacau e chocolate da América Latina com uma programação gratuita para todos os públicos.
No encontro deste ano há expectativa de atração de mais de 300 expositores de, pelo menos, 120 marcas, além da programação que inclui expositores nacionais e internacionais, destacando os aspectos culturais, turísticos, gastronômicos e sociais que envolvem a cadeia produtiva do chocolate e cacau.
O 14º Festival Internacional de Chocolate e Cacau em Ilhéus acontece após o grande sucesso da 2ª edição do Chocolat Festival Xingu, realizado em Altamira (PA), em junho, quando foram captados mais de R$ 5 milhões em negócios na estrutura que recebeu mais de 100 mil visitantes em quatro dias de evento.
Em 29 edições, o “Chocolat Festival” se consagra como um grande promotor de negócios para os estados que já receberam o evento, favorecendo quem se associa à marca, tendo gerado 150 milhões em negócios.

Desde 2009, o Festival Internacional de Chocolate e Cacau já atraiu mais de 1 milhão de visitantes, distribuindo mais de 80 mil certificações em oficinas e cursos técnicos e gastronômicos, contribuindo para a criação de mais de 350 marcas em todo o país.
“Tenho certeza de que vamos superar esses resultados e consolidar o festival como o maior promotor de negócios, cultura e impacto social positivo no mercado do cacau e chocolate”, avalia Marco Lessa, CEO do Grupo M21 idealizador e realizador do festival.
6º Fórum Anual do Cacau – o evento paralelo acontece nos dois primeiros dias do “Chocolat Festival”, 20 e 21 de julho. O 6º Fórum Anual do Cacau, um dos maiores eventos de sustentabilidade do cacau no país, é promovido pelo CocoaAction Brasil com correalização do Sebrae e Grupo M21. O encontro tem entre seus objetivos disseminar conhecimento, compartilhar casos de sucesso e unir os diferentes atores da cadeia para discutir soluções rumo a um setor mais próspero e sustentável.
Na tarde de quinta-feira (20) será realizado um painel sobre a “Demanda global por sustentabilidade e oportunidades para o cacau do Brasil”, com participação de Carina Pimenta, Secretária Nacional de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente; Daniel Brandão, da Vox Capital; Eduardo Bastos, da MyCarbon; Renê Medrado, do Pinheiro Neto Advogados; e Thais Ferraz, do Instituto Arapyaú. A moderação será de Pedro Ronca, do CocoaAction Brasil.
Na sexta-feira (21), acontece um mix de painéis e apresentações sobre temas relevantes para o setor, como a “Importância da adubação para elevação da produtividade”, apresentado por Paulo dos Santos, da RR Agroflorestal, e “Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) sustentável na Mata Atlântica” com Roberto Vilela, da organização Tabôa, e o produtor Luciano Ferreira da Silva.
Fonte: Jornal Grande Bahia