2 de Julho em Caetité

196 anos se passaram desde que os portugueses foram enfim expulsos do Brasil pelos Baianos em 02 de julho de 1823.
Nasce o sol ao 2 de julho, e em Caetité a população se prepara todos os anos para comemorar a independência da Bahia. Na cidade os preparativos para os festejos de dois de julho começam ainda no mês de maio, quando a Secretaria de Educação festeira fixa desde o ano de 2008 começa as reuniões com membros, funcionários e demais secretarias para a realização do evento. Aos Domingos do mês de junho acontece os ensaios para o evento cívico com a participação dos grupos de montaria com seus cavaleiros e amazonas, sendo que no último Domingo do mês acontece o hasteamento do mastro da festa de 2 de julho na Praça da Catedral.

Esse ano o desfile cívico contou com a participação de sete cidades e escolas da rede, pública estadual e municipal e também da rede privada. Totalizando só a parte do desfile cívico com os quadros da história contados a população cerca de três quilômetros e meio de extensão contando a história dos 196 anos da vitória dos na época ‘’ Baianensses ‘’, hoje Baianos contra os portugueses.

Ainda abrilhantaram o evento mais de 30 grupos de montaria com seus cavaleiros e amazonas.
Caetité celebra esta data de forma cívica há 180 anos, desde que José Antônio da Silva Castro o ‘’ Periquitão’’ veio para Caetité ainda vila, onde morou por muitos anos, contando a todos sua narrativa das batalhas vividas por ele na independência da Bahia.

A Star FM 105,9 esteve cobrindo o evento e você pode conferir todo desfile e todas as fotos no nosso instagram:

http://www.instagram.com/star105fm/?hl=pt