Ivete é criticada após ‘brincar’ com ganho de peso na quarentena: ‘Postagem gordofóbica’

Foto: Reprodução / Globo

Tentado utilizar sua irreverência rotineira, a cantora Ivete Sangalo compartilhou com os seguidores, nesta quarta-feira (16), uma imagem com dois bonecos chorando apertando a barriga, indicando o aumento do peso. Na legenda, escreveu: “Como vai pança? Ah, eu to bem, crescendo e aprendendo. Minha barriga não está obedecendo a quarentena, só fica saindo”.

Muitas pessoas, incluindo artistas, entraram no tom da publicação e riram da situação. “hahahahahahahaha bem isso”, colocou Juliana Paes. Já Claudia Leitte comentou com várias figuras gargalhando. “A minha da frente está conversando com a das costas”, postou a irmã Cynthia Sangalo, que realizou a cirurgia de redução de estômago há alguns anos.

Porém, alguns fãs lamentaram o episódio e a acusaram de promover a gordofobia. “Qual o problema de ter barriga?”; “Decepcionada com esse post preconceituoso”, “Ainda dá tempo de apagar e se redimir com quem se sentiu ofendido”, foram alguns dos recados.

Para quem não sabe, gordofobia caracteriza-se por um preconceito em relação a pessoas gordas, devido a um padrão de beleza imposto pela sociedade, em que o corpo ideal e perfeito é um corpo alto e magro. Contudo, enquanto injúria racial e violência contra a mulher são consideradas crime no Brasil, a gordofobia ainda não é. Para além disso, o este preconceito é até, muitas vezes, encorajado pelas campanhas de publicidade e “piadas”. Confira a postagem:

 

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail