Inep divulga edital com datas do Encceja 2020

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital da edição de 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O edital foi publicado na edição de ontem, 26 de novembro, do Diário Oficial da União.

Por causa da pandemia de coronavírus, as provas serão aplicadas somente no dia 25 de abril de 2021, um domingo. Os participantes poderão fazer as provas em todos os estados e no Distrito Federal.

As inscrições para o Encceja 2020 poderão ser feitas entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021, de forma gratuita, pela internet.

Os estudantes que fizeram a inscrição no exame do ano passado e faltaram às provas deverão justificar a ausência, entre os dias 14 e 20 de dezembro, para poder participar do Encceja 2020. Os faltantes que não justificarem ou tiverem a justificativa negada terão que pagar uma taxa de R$ 40.

Quem pode se inscrever no Encceja?

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada e desejam obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Para ensino fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, no caso, 25 de abril de 2021. Para ensino médio, 18 anos.

Provas

As provas do Encceja são aplicadas das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30, conforme a tabela abaixo:

ENSINO FUNDAMENTAL

MATUTINO Ciências Naturais e Matemática  30 QUESTÕES
VESPERTINO Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia 30 QUESTÕES

ENSINO MÉDIO

MATUTINO Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias 30 QUESTÕES
VESPERTINO Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias 30 QUESTÕES

Mais informações no Edital do Encceja 2020 e no site do Inep.

Fonte: Brasil Escola