No próximo dia 19 de novembro, véspera do feriado nacional do Dia da Consciência Negra, o cantor Edson Gomes fará um show em Guanambi, em um evento público promovido pela prefeitura em parceria com entidades e movimentos de valorização da cultura afro-brasileira.
A confirmação da apresentação foi divulgada nesta terça-feira (5) nas redes sociais oficiais do artista, que também anunciou que estará em São Paulo, no dia 9, em Santa Luzia do Norte/AL, no dia 23, e em Salvador, no dia 30. A prefeitura e a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt) ainda aguardam a conclusão do processo de contratação para divulgar a atração de forma oficial.
Este será o terceiro show de Edson Gomes na região este ano, após apresentações em abril, na festa de Aniversário de Licínio de Almeida, e em julho, na Festa de Sant’Ana, em Caetité.
Considerado um dos maiores nomes da história do reggae nacional, Gomes foi presença frequente nos palcos da região durante a década de 1990, sendo atração em uma da exposições agropecuárias de Guanambi à época.
Agora, aos 69 anos, o artista retorna com seu repertório marcado por letras que abordam temas como desigualdade social, violência, pobreza e corrupção, além das lutas e desafios do cotidiano brasileiro.
A carreira de Edson Gomes é reconhecida por sucessos que se tornaram hinos de resistência e consciência social, como “Malandrinha,” “Samarina,” “Camelô”, “Fogo na Babilônia” e “Lili.” Com uma trajetória sólida e fiel às suas raízes no reggae e à mensagem de crítica social, ele continua atraindo um público cativo e renovado a cada geração.
Além do show principal, o evento incluirá outras apresentações artísticas, manifestações culturais e o tradicional cortejo do Afromalêko, celebração que reforça as raízes afro-brasileiras e homenageia a cultura e história do povo negro.
Sobre o Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é um feriado nacional em homenagem à luta e resistência da população negra no Brasil. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contra a escravidão no país.
A data é um momento de reflexão sobre a história, cultura e as contribuições do povo negro à formação do Brasil, além de servir para reforçar a importância da igualdade racial e o combate ao racismo.
Por: Tiago Marques/ Agência Sertão