Paulo Marcos

06:00 -

11:59

E aí, curtiu?
145

IBGE: desemprego atinge menor índice desde o início da série histórica

Foto: Divulgação

A taxa de desocupação no Brasil caiu para 5,6% no terceiro trimestre de 2025. Foi o menor índice desde o início da série histórica, em 2012, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE. O recuo foi registrado em duas unidades da federação, enquanto nos demais estados a taxa ficou estável.

Ainda de acordo com a pesquisa, as maiores desocupações continuam nos estados de Pernambuco, Amapá e Bahia; as menores, em Santa Catarina, Mato Grosso e Rondônia.

Todas as faixas de tempo de procura por trabalho apresentaram queda no número de desocupados, com destaques para as pessoas que buscavam emprego de 1 mês a menos de 1 ano, e de 1 a 2 anos, que registraram os menores níveis para um terceiro trimestre.

O estudo mostra ainda que a desocupação segue mais alta entre as mulheres, com 6,9%, frente a 4,5% entre os homens. Por raça, o desemprego é menor entre os brancos e maior entre pretos e pardos.

A informalidade atinge 37,8% dos ocupados, liderada pelo Maranhão, enquanto Santa Catarina tem o menor índice e também o maior percentual de trabalhadores com carteira assinada. O rendimento médio ficou em R$ 3.507, estável frente ao trimestre anterior, com aumentos significativos no Sul e no Centro-Oeste.

Consulte os dados detalhados da pesquisa em ibge.gov.br

 

Fonte: radiogov