Carlos Miranda

12:00 -

12:59

E aí, curtiu?
127

Adeus ao Papa: saiba detalhes do funeral

Imagem da internet

Na última segunda-feira (21), o Papa Francisco faleceu aos 88 anos, após 12 anos ocupando o cargo máximo da Igreja Católica. Em reunião de cardeais, o vaticano anunciou que a cerimônia fúnebre será às 5h no horário de Brasília, no próximo sábado (26). Em Roma, o horário local será 10h.

O corpo do pontífice será levado para a Basílica de São Pedro para receber homenagens do público e ficará exposto por três dias. Logo após, seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será o sepultamento. Segundo o Vaticano, será realizada a Santa Missa Exequial, celebração fúnebre que ocorre após o falecimento do Sumo Pontífice.

Os ritos de cerimônia devem ocorrer entre sexta-feira (25) até domingo (28), e seguirá algumas tradições. Porém, o Papa Francisco declarou em seu testamento o desejo de ser enterrado em um caixão simples de madeira. Seu antecessor, o Papa Bento XVI, foi sepultado em três caixões, e dois deles continham documentos sobre sua jornada papal. Francisco será vestido de sua simples, e usual, batina branca e vestes vermelhas.

Segundo o Vaticano, o pontífice faleceu devido a um AVC seguido de um quadro de insuficiência cardíaca, ele passou mal por volta de 7h do horário local, na segunda-feira (21). Ele estava em seu apartamento na casa Santa Marta. Confira o comunicado oficial:

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Última aparição pública do Papa Francisco ocorreu no Domingo de Páscoa, em 20 de abril de 2025, na Praça de São Pedro, no Vaticano. (Reprodução/divulgação)

 

Nascido como Jorge Mario Bergóglio, o primeiro Papa latino-americano era o mais velho de cinco irmãos e nasceu dia 17 de Dezembro de 1936, em Buenos Aires. Em 2013, assumiu o cargo de Papa e encantou aos fiéis com posicionamentos humildes, olhar acolhedor e inclusivo para todos.

 

 

 

Fonte: Clube FM