
Os consumidores brasileiros terão bandeira tarifária verde na conta de energia elétrica em janeiro de 2026. A medida significa ausência de cobrança adicional nas faturas. A informação foi comunicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), nessa terça-feira, dia 23.
Segundo o MME, o planejamento do setor elétrico e as condições hidrológicas favoráveis garantem cenário positivo para a geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não há necessidade de acionamento intensivo de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
O ministério informou que a geração hidrelétrica segue como base do sistema elétrico brasileiro. O volume de chuvas nas principais bacias hidrográficas tem assegurado níveis adequados de produção de energia.
A definição da bandeira tarifária ocorre mensalmente e leva em conta as condições de geração e o equilíbrio entre oferta e demanda. O monitoramento permanente do sistema busca garantir o fornecimento de energia elétrica e tarifas sem custos adicionais para a população.
Fonte: radiogov