
Nos dias 25 e 26 de março, a Central Caetité promoveu o Encontro de Associações e a Assembleia Geral Ordinária, guiados pelo tema “Nossa voz, nossa força, nossa Central”, reunindo representantes das comunidades atendidas em um importante momento de diálogo, formação e tomada de decisões coletivas.
O evento aconteceu no Clube Santa Mônica, em Caetité (BA), e contou com a participação dos presidentes das associações filiadas, reforçando o compromisso com a gestão compartilhada e o fortalecimento do trabalho desenvolvido nas comunidades rurais.
O tema do encontro destacou a importância da participação das associações, que a gestão comunitária da água se fortalece a partir da escuta, da união e do compromisso coletivo.
Primeiro dia foi marcado por formação e integração
Na quarta-feira (25), a programação teve início com acolhimento e café da manhã, seguido de atividades formativas com a oficina “Associativismo Agora: desafios da gestão no contexto rural”. O momento proporcionou reflexão, troca de experiências e fortalecimento dos presidentes na condução das associações.
Ao longo do dia, as atividades promoveram diálogo e aprendizado coletivo, sendo encerradas com um momento de confraternização, consolidando os vínculos entre as comunidades.
Assembleia Geral Ordinária deliberou pautas importantes
Na quinta-feira (26), foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, reunindo as associações para apresentação e deliberação de temas importantes para a gestão dos sistemas de abastecimento de água.
A Central conta atualmente com 58 associações filiadas, das quais 37 estiveram presentes na assembleia. Destas, 34 estavam aptas a votar, garantindo representatividade e legitimidade nas decisões tomadas.
Entre os principais pontos de pauta, destacou-se a aprovação do reajuste da tarifa de água para o ano de 2026. A proposta foi apresentada, discutida e aprovada pelas associações presentes, reafirmando o compromisso com a transparência e a participação coletiva.
O modelo de gestão compartilhada realizado pela Central envolve a operação de sistemas que incluem tratamento de água, rede de distribuição, hidrometração e cobrança pelos serviços. Dessa forma, a manutenção e operação dos sistemas são garantidas por meio da arrecadação das tarifas.
As tarifas são definidas de acordo com as categorias de usuários e faixas de consumo, sendo compostas por uma tarifa mínima, correspondente ao consumo de até 6 m³, e por valores adicionais conforme o consumo excedente.
Os novos valores aprovados passam a vigorar a partir de 1º de abril de 2026, conforme apresentado na tabela abaixo.

Compromisso com a gestão comunitária da água
A realização do Encontro de Associações e da Assembleia Geral Ordinária reafirma o papel da Central Caetité no fortalecimento da gestão comunitária da água, promovendo espaços de participação, formação e construção coletiva.
Por ASCOM da Central de Associações Comunitárias de Caetité