O mundo dos concurseiros acaba de ganhar uma boa notícia, o concurso dos Correios acontece em breve. Uma outra seleção está em andamento, mas as inscrições já foram encerradas. Esse novo processo seletivo oferta vagas de nível médio e superior.
“A contratação de pessoas é uma medida essencial para que a empresa possa corresponder às novas demandas da sociedade e do mercado”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, em comunicado.
A notícia mais recente foi a escolha da banca, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Geralmente as provas dessa banca são de múltipla escolha e não há penalidades para as respostas erradas, como acontece em outras organizadoras.
Com essa escolha o edital deve ser publicado ainda neste mês de setembro. Caso isso aconteça, é possível que as provas sejam aplicadas também em 2024, afinal o prazo entre a publicação e a aplicação é de até 60 dias.
Ao todo a seleção deve oferecer 3.468 postos de trabalho, sendo 20% devem ser destinadas aos candidatos negros e 10% aos candidatos com deficiência para os seguintes cargos:
Nível médio, para a carreira de agente dos Correios:
Carteiro;
Operador de Triagem e Transbordo;
Atendente Comercial; e
Suporte.
Carreira de Analista, de nível médio, para as seguintes especialidades:
Administrador
Administrador Postal
Advogado
Analista de Sistemas
Arquiteto
Bibliotecário
Contador
Economista
Engenheiro
Estatístico
Museólogo
Pedagogo
Psicólogo
Outros Profissionais de Nível Superior
Segundo a tabela salarial atual dos Correios, os profissionais aprovados terão remuneração entre R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, segundo o nível de formação e o cargo.
Nessa seleção os candidatos à carreira Agente dos Correios devem fazer apenas a prova objetiva, que terá caráter eliminatório e classificatório. Enquanto para concorrer à carreira de analista os candidatos serão submetidos a duas etapas: prova objetiva e discursiva, ambas eliminatórias e classificatórias.
Sendo que as provas objetivas devem ter a seguinte estrutura, segundo as informações preliminares:
50 questões de conhecimentos específicos;
40 questões de conhecimentos básicos;
30 de conhecimentos complementares.
Enquanto na prova discursiva o candidato deverá produzir um texto com 30 linhas de tema apresentado na hora da aplicação. Em geral os temas das provas de redação estão relacionados à assuntos atuais.
A previsão é de que as provas sejam aplicadas em um único dia, pela manhã voltadas aos cargos de nível superior e à tarde aos cargos de nível médio
O exame acontece ao mesmo tempo em diversas cidades, só em São Paulo serão 51 municípios com aplicação. Quais cidades, horários e mais detalhes devem ser informados apenas no edital de abertura.
Por: Jamille Novaes – FDR