Seleção da 105

22:00 -

23:59

Logo Star FM
E aí, curtiu?
24

Cuidados com fogos no São João da Bahia: prevenindo incêndios florestais e protegendo a fauna e a flora

O São João é uma das festas mais aguardadas e celebradas na Bahia. Neste período festivo, o uso de fogos de artifício é uma tradição muito apreciada. Contudo, para garantir uma festa segura e sustentável, o Governo da Bahia, por meio do programa Bahia Sem Fogo, alerta para a importância de cuidados essenciais para evitar incêndios florestais e proteger a fauna local.

O aumento do uso de fogos de artifício durante os festejos juninos, segundo o coordenador do Programa na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Pablo Rebelo, intensifica os riscos de ocorrência de incêndios florestais nas regiões mais secas.

“Fagulhas podem atingir áreas de vegetação seca, iniciando focos de incêndio que podem se espalhar rapidamente, causando danos irreparáveis à flora e fauna local. Então, a orientação é respeitar as áreas naturais e manter os fogos de artifício longe desses locais”.

Pablo complementa dizendo que esse, inclusive, foi um dos principais assuntos destacados durante a Caravana Bahia Sem Fogo, uma das medidas de prevenção iniciadas no ano de 2024 pelo Governo do Estado, que visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários, na prevenção aos incêndios florestais em todo o estado.

“Foi um dado interessante que a gente colheu durante a caravana. Nas visitas aos municípios e as comunidades, ficou muito claro, segundo o registro dos moradores, que durante os festejos juninos, se faz muito uso dos fogos de artifício, o que tem causado muitos incêndios florestais. Então a caravana teve esse propósito também de não só sensibilizar, mas de conscientizar para boas práticas, quanto ao uso de fogo e os cuidados, como orientar a forma adequada e o período adequado, proporcionando esse momento de escuta, de diagnóstico, de colher informações e dados que subsidiam o planejamento”, salientou o coordenador.

Para além dos incêndios florestais e fauna silvestre, os fogos de artifício também afetam os animais domésticos, causando estresse e desorientação devido ao barulho intenso. Nesses casos, o ideal é mantê-los em locais seguros e fechados durante a queima de fogos, além de utilizar música ou televisão para abafar os ruídos externos.

Confira abaixo algumas medidas de prevenção para celebrar o São João com responsabilidade, garantindo uma festa segura para todos, preservando as tradições e os recursos naturais para as futuras gerações.

Para o caso do uso de fogos de artifício, confira também abaixo algumas medidas de segurança:

Seguindo as recomendações de segurança, podemos garantir que as festividades sejam seguras para todos e que as futuras gerações possam continuar desfrutando dessa tradição tão querida.

Para mais informações sobre as ações e campanhas do programa Bahia Sem Fogo, acesse o site da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (www.meioambiente.ba.gov.br) ou entre em contato com os órgãos de proteção ambiental do seu município.

 

Fonte: SEMA – SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE