
A cidade de Caculé recebeu, neste domingo (28), mais de 7 mil fiéis para a Ordenação Episcopal do Monsenhor Gilvan Pereira Rodrigues. A celebração eucarística, que incluiu o rito de ordenação, foi presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia, sede primaz do Brasil.
A missa também foi concelebrada por Dom Vitor Agnaldo Menezes, Arcebispo de Vitória da Conquista, e Dom José Roberto Silva Carvalho, Bispo da Diocese de Caetité, além de outros 15 bispos, diversos padres, religiosas e seminaristas vindos de várias dioceses da Bahia e de outros estados.
Em sua fala de agradecimento, Dom Gilvan emocionou os presentes ao afirmar:
“Não mereço nada de tudo que me tem acontecido. Receber o 3º grau do sacramento da ordem, sendo quem eu sou, na consciência da liberdade e responsabilidade que vivo a minha vida, foi sopro do Espírito. É dom e graça de Deus!”
Já Dom José Roberto Silva Carvalho destacou a importância da ordenação para a Diocese de Caetité: “Para nós é uma alegria grande, um filho da diocese ser ordenado bispo. É uma vida missionária da diocese. Nós estamos doando um filho, na nossa pobreza que é a carência de padre na nossa diocese, mas com muita alegria e disponibilidade para continuar esse serviço na igreja, agora na igreja particular da Arquidiocese de São Salvador.”
Dom Gilvan é natural de Mortugaba-Ba. Nasceu em 19 de setembro de 1972, foi ordenado sacerdote em 17 de outubro de 1999 e no último dia 4 de julho recebeu o comunicado da Nunciatura Apostólica do Brasil sobre a sua nomeação, pelo Papa Leão XIV, como Bispo Auxiliar da arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Por Zeomário Teixeira