Seleção da 105

18:00 -

18:59

Logo Star FM
E aí, curtiu?
19

Enem 2024: inscrições são prorrogadas até o dia 14 de junho

Até então, o prazo para se inscrever nas provas terminaria na última sexta-feira (7/6). A prorrogação dará mais uma semana para o estudante confirmar a participação no exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve inscrições prorrogadas até o dia 14 de junho. A informação foi publicada nessa sexta-feira (7/6), pelo ministro de Educação, Camilo Santana.

A prorrogação dará mais uma semana para o estudante confirmar a participação nas provas, previstas para ocorrer em novembro.

Até então, o prazo para se inscrever nas provas terminaria neste sexta-feira. Segundo Camilo Santana, a prorrogação da inscrição do Enem teve, entre outras justificativas, a situação de calamidade vivida pela população do Rio Grande do Sul.

“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante. Os concluintes do ensino médio em escola pública não pagam taxa de inscrição”, publicou em uma rede social.

Na publicação, Camilo Santana também afirmou que quase 100% dos estudantes do último ano do ensino médio de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe já se inscreveram no Enem.

Como se inscrever

As inscrições para o Enem podem ser realizadas pela página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que é responsável pela aplicação e preparação do exame.

Para se inscrever e garantir o lugar na prova, o candidato deve pagar uma taxa de R$ 85. Somente após o pagamento, que pode ser via boleto, PIX ou cartão de crédito, a inscrição estará confirmada. Essa taxa pode, no entanto, ser isenta para candidatos que estudaram em escola pública.

O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.

 

 

Fonte: Francisco Artur via Correio Braziliense