
O Festival de Reisado 2026 foi realizado neste domingo, dia 11 de janeiro, em Caetité, reunindo fé, cultura e tradição popular.
O evento teve início em meados da manhã, na Praça da Catedral, e contou com a presença de grupos culturais, famílias e moradores do município.
Durante a programação, o público acompanhou diversas apresentações de ternos de reis, com grupos de várias cidades, e regiões, com cantos e danças tradicionais que celebram os Reis Magos e mantêm viva essa manifestação cultural na identidade baiana.
Também foi realizado o 8º Encontro de Violeiros, que reuniu músicos da região em momentos de muita música, poesia e tradição. Os violeiros encantaram o público com modas de viola, cantorias e versos que exaltam a cultura sertaneja e a religiosidade popular.
Um dos destaques do evento foi o Terno de Ciganas de Caetité, que celebrou 15 anos de história. Formado por 18 mulheres e organizado pela professora Neuza Brito, o grupo reforçou a importância da preservação das tradições culturais-religiosas do município.
O festival contou ainda com a presença do prefeito, vereadores e deputados, reforçando o apoio do poder público às manifestações culturais.
Por Guilherme Boa Sorte