Daniela Beyruti, a “filha número 3” de Silvio Santos (1930-2024) e presidente do SBT, falou sobre a maneira como o apresentador será lembrado na 26ª edição do Teleton, campanha solidária em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que acontece entre sexta-feira (8) e sábado (9)
“Vi alguns posts no Instagram criando uma expectativa de uma grande homenagem ao Silvio. Sinceramente, eu gostaria de tirar essa expectativa das pessoas. Vi posts colocando uma carga absurda em cima da Xuxa, dizendo que ela será a responsável por conduzir uma homenagem. Não é isso. Queremos manter o Teleton vivo, cheio de alegria. Manter o Teleton é a maior homenagem”, disse a executiva em conversa com jornalistas na divulgação da campanha.
No bate-papo, Daniela respondeu para Quem que os convidados que se sentirem à vontade poderão homenageá-lo. “A gente continuar o Teleton do jeito que ele sempre quis, com a mesma dedicação e seriedade. Ele não gosta — por força do hábito, eu falo no presente — de que fiquem explorando a pessoa que não está mais aqui. A gente não fará para ele algo que ele não gostaria. Quem estiver no palco e quiser homenagear, vai homenagear. Nos vídeos da história do Teleton, ele aparecerá, mas não será nada além disso.”
Com 19 horas de programação multiplataforma, o Teleton tem como meta arrecadar R$ 35 milhões em doações. Ao recordar o apoio para a AACD, a executiva conta que Hebe Camargo (1929-2012) foi quem apresentou a seriedade da instituição a Silvio. “O Teleton foi o primeiro e único projeto que ele abraçou nesse sentido. Lembro de conversas que tive com ele, quando ainda era muito nova, sobre o motivo do SBT não fazer mais pelas pessoas. Ele tinha muito receio de associar a imagem com algo que não tivesse a certeza que fosse 100% confiável. ‘O brasileiro gosta e confia em mim, se eu falar para doar para um lugar que não é idôneo, eu vou colocar em risco a confiança que o público tem em mim’, ele dizia. Aí, veio a Hebe e mostrou toda a seriedade e integridade da AACD. Então, ele decidiu abrir o SBT para essa causa.”
Daniela afirma que toda a família está envolvida com a causa, mas nem todos irão ao palco. “Temos muito orgulho do que estamos fazendo. Há um legado a ser carregado e queremos fazer tudo com muita honra, amor e carinho. A essência do SBT está presente no Teleton desde a primeira edição. Da Família Abravanel, quem aparece, vai continuar a aparecer. Quem não aparece, vai seguir não aparecendo. Ficamos na turma de apoio, na plateia, nos bastidores”, diz.
Das seis filhas de Silvio Santos, apenas Silvia Abravanel, Patricia Abravanel e Rebeca Abravanel trabalham como apresentadoras de TV.
Na opinião de Daniela, o pai não veria sentido em receber uma homenagem que roubasse a cena da campanha. “Meu pai foi tão homenageado nesses dias depois que ele se foi… Gostaria que ele soubesse o quanto foi querido. Acho que ele sabia um pouco, mas acredito que não tivesse a dimensão do tanto que era amado.”
Por: Beatriz Bourroul/Quem