
Gilberto Gil voltou aos palcos no último domingo (17) pela primeira vez após a morte de Preta Gil (1974-2025). No Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, ele emocionou o público ao dedicar à filha Drão, música que foi escrita para música que foi escrita para a mãe dela, Sandra Gadelha. A canção marcou a vida dos dois, e era frequentemente cantada por ambos juntos.
“Todas as vezes que tenho cantado essa música ultimamente tenho cantado para ela. Nesses últimos anos então, sempre pra ela. Uma das meninas lá de casa, nossa menina Preta. Foi feita pra mãe dela”, declarou ele.
A apresentação foi acompanhada pelo público em silêncio, depois de gerar uma forte comoção, e se tornou um dos pontos mais sensíveis e tocantes do show do artista. Em 10 de agosto, o cantor concedeu sua primeira entrevista depois da morte de Preta e deu detalhes sobre como tem lidado com a partida da filha, que morreu em decorrência de um câncer.
“Nós estamos tristes, naturalmente tristes”, declarou quando questionado sobre como ele e sua família têm se sentido. “Ainda tendo que nos acostumar com a perda, com a falta. Preta era uma menina muito cheia de vida, muito intensa no sentido afetivo”, contou. O músico, porém, contemporizou que a filha já havia sofrido muito no tempo em que lutou contra o câncer. “Ao mesmo tempo, ela já vinha com um sofrimento prolongado de quase três anos. Tem um lado de bálsamo que conforta um pouco, ajuda a gente a resistir à dor e ao sofrimento da perda.”
“Eu já tinha perdido um filho lá atrás, de uma maneira muito trágica [Pedro Gil morreu em um acidente de trânsito em 1990]. Na época, eu me pronunciei muito enfaticamente a respeito disso, quase como uma queixa, ‘puxa vida, os meninos nascem para enterrar a gente, é esquisito a gente enterrar os filhos'”, ressaltou o ex-ministro da Cultura.”Com Preta a gente teve tempo para, de uma certa forma, irmos nos acostumado com a ideia. O diagnóstico dela foi, logo de início, muito duro, as expectativas em relação à possibilidade de ela se curar eram pequenas”, pontuou.
Fonte: noticiasdatv