O cantor Milton Nascimento se pronunciou após ter um lugar negado na cerimônia do Grammy neste domingo, 2. Em uma publicação feita pela equipe do artista no Instagram nesta segunda, 3, Milton negou que tenha sido barrado na cerimônia, mas disse que não pôde se sentar entre os principais artistas do evento.
Segundo o texto, o cantor teve de se sentar na arquibancada da premiação. “[A Academia desconsiderou] não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, diz um trecho.
“Quando questionados pela equipe de Esperanza, alegaram que ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo”, prossegue. O comunicado comenta que, por conta da falta de reconhecimento da relevância do artista, a equipe optou pela ausência de Milton na cerimônia.
“Obrigado por todo o apoio, carinho e preocupação que todos estão nos dedicando”, afirmou outro trecho do esclarecimento. “O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento.”
A postura da organização foi criticada por Esperanza Spalding, que publicou uma imagem segurando uma grande foto de Milton. No papel, lia-se: “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui!”. Durante a transmissão, foi possível enxergar o cartaz de Esperanza em inúmeras ocasiões.
O mineiro concorreu, ao lado da artista norte-americana, na categoria de Melhor Álbum de Jazz Vocal por Milton + Esperanza. Samara Joy foi a vencedora do prêmio. Milton chegou a ganhar um Grammy 27 anos do ocorrido, em 1998, na categoria Melhor Álbum de Música Global por Nascimento.
Por Sabrina Legramandi – Terra