
O ator e cineasta Robert Redford, vencedor do Oscar, morreu aos 89 anos enquanto dormia. A informação foi divulgada nesta terça-feira (16/9) pelo New York Times. A diretora executiva da empresa de publicidade Rogers & Cowan PMK, Cindi Berger, confirmou o falecimento ao jornal, sem especificar a causa.
Além de ator, atuou como diretor, produtor e ativista. Fundou o Instituto Sundance, que deu origem ao Festival de Sundance, hoje uma das maiores vitrines do cinema independente mundial.
Ao longo da trajetória, recebeu prêmios importantes, incluindo o Oscar de melhor diretor por “Gente como a Gente” (1980). Em 2002, ganhou um Oscar honorário, reconhecido pela Academia como “inspiração para cineastas de todo o mundo”.
Nos últimos anos, Redford diminuiu a sua produção artística. No entanto, chegou a participar do Universo Compartilhado da Marvel: ele interpretou Alexander Pierce no filme “Capitão América: O Soldado Invernal” e uma outra versão desse mesmo personagem em “Vingadores: Ultimato”. Ambos os filmes o apresentaram para uma nova geração de fãs.
Fonte:portalleodias