Paulo Marcos

06:30 -

07:59

E aí, curtiu?
140

Oruam é solto após dois meses de prisão no Rio de Janeiro

Foto: Webert Belicio / Agnews

No colo do público, Oruam, nome artístico de Mauro David Nepomuceno, de 25 anos de idade, saiu da unidade prisional Penitenciária Serrano Neves, Bangu, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 29 de setembro. Ele ficou preso por quase dois meses.

A liberação aconteceu após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que concedeu uma liminar revogando a prisão preventiva do cantor.

O rapper estava detido desde 22 de julho, quando se envolveu em um confronto com policiais civis.

A decisão foi assinada pelo ministro Joel Ilan Paciornik que entendeu falta de fundamentação adequada para manter Oruam preso antes de uma condenação definitiva.

Uma multidão esperava por ele na saída da cadeia. Poze do Rodo, MC Cabelinho e Viviane Noronha estavam por lá para se reencontrarem com o rapper.

Oruam chegou à prisão em 22 de julho, após uma operação policial no Rio de Janeiro que investigava a atuação de um adolescente conhecido como “Menor Piu”.

Conforme o inquérito, o rapper tentou atrapalhar a abordagem dos agentes e, durante o confronto, ele e amigos teriam lançado pedras contra os policiais. Esses episódios embasaram a decisão da Justiça fluminense de decretar a prisão preventiva.

Oruam cita a força da favela

No entanto, o ministro Joel Ilan Paciornik considerou que os argumentos usados para manter o artista detido não apresentavam consistência. Ele destacou que Oruam é réu primário, não tinha registros de antecedentes criminais e se apresentou de forma espontânea para cumprir o mandado de prisão. Além disso, ressaltou que a notoriedade do caso e o abalo social não justificavam a medida extrema de encarceramento antecipado.

Fonte: ofuxico