
A cerimônia anual do Oscar deixará de ser exibida pela rede norte-americana ABC e passará a ser transmitida pelo YouTube a partir de 2029. A exibição será ao vivo, gratuita e disponível para espectadores de todo o mundo, segundo anunciaram as empresas nesta quarta (17/12).
A ABC, emissora pertencente ao grupo Walt Disney, foi responsável pela transmissão do Oscar por décadas. Nos últimos anos, porém, a audiência da premiação — assim como a de outros eventos de Hollywood — vem caindo, acompanhando a migração do público para plataformas digitais e de streaming.
Em março de 2025, a cerimônia do Oscar registrou 19,7 milhões de telespectadores nos Estados Unidos, o melhor resultado em cinco anos. O número, no entanto, segue distante do recorde histórico de 57 milhões de espectadores alcançado em 1998.
De acordo com comunicado conjunto da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e do YouTube, a transmissão contará com legendas e opções de áudio em diversos idiomas, com o objetivo de ampliar o alcance global do evento. O contrato passará a valer a partir da edição de 2029 e terá duração até 2033.
Fonte: portalleodias