Seleção da 105

14:00 -

18:59

E aí, curtiu?
139

‘Rei do reggae’ no Brasil, cantor Edson Gomes chama a atenção no line-up do Lollapalloza 2026

Foto: Reprodução Instagram

Um nome bem brasileiro, no topo do cartaz do line-up do Lollapalooza 2026, divulgado nesta quinta-feira, 28, chamou a atenção da velha e nova geração da música: Edson Gomes. A escalação do artista baiano conhecido como o “rei do reggae brasileiro” para o festival internacional gerou burburinho nas redes sociais: seja com elogios à organização ou críticas para quem não conhecia o cantor.

Aos 70 anos de idade e mais de cinco décadas de carreira, Edson Gomes aparece no line-up logo depois de Lola Young, cantora revelação inglesa de 24 anos que estourou no ano passado com o hit Messy e virá pela primeira vez ao Brasil.

A escalação de Edson Gomes para o Lollapalooza, que chega à sua 13ª no Brasil, combina com um trecho da letra de Malandrinha, um dos maiores sucessos do rei do reggae: “Demorou, mas chegou”, diz a canção. Escrita por ele e lançada no disco de estreia do artista, Reggae Resistência, de 1988, a música foi regravada pelo Natiruts em 2015.

Samarina, Serpente, Árvore, Rastafary, Criminalidade e Campo de Batalha são outras canções entre as dezenas de sucessos de Edson Gomes, conhecido por suas composições que abordam temas sociais relevantes como desigualdade, pobreza, corrupção e o cotidiano brasileiro.

Edson Gomes nasceu na cidade de Cachoeira, na Bahia. Ele começou a cantar e a compor reggae ainda na adolescência, nos anos 70, influenciado por Bob Marley, Peter Tosh, Jimmy Cliff e Alpha Blondy. Entre os artistas brasileiros, suas maiores influências são Tim Maia (na juventude ele imitava o cantor) e Renato e Seus Blue Caps.

Exaltação no X

No X (antigo Twitter), o nome de Edson Gomes foi parar nos trending topics, entre os assuntos mais comentados da rede social. Uma publicação da jornalista baiana Carol Prado foi um dos alvos de confusão.

“Muito legal mesmo o line do Lolla, especialmente essa parte aqui:”, escreveu a jornalista baiana, destacando a foto com o nome de Edson Gomes. “Maior vergonha é você ser baiana e tentar desmerecer o Edson Gomes. Com toda certeza você sabe da influência dele no Nordeste”, escreveu um seguidor. Carol voltou na publicação para fazer um novo comentário: “Como nem todo mundo entendeu, vim aqui esclarecer que estou falando sério. Edson Gomes é a melhor atração desse Lolla com folga.”

“Pouco se fala sobre o GOAT do reggae nacional, Edson Gomes, ser uma das atrações do Lollapalooza Brasil. Só o Reais conhecem essa lenda”, publicou o perfil Rap World, que completou: “Como Baiano já fui pra mais shows desse rapaz do que posso contar no dedo, e em todos cantei igual, e dei risada das reclamações durante os shows da mesma forma.”

“É muito legal ver, enfim, o Edson Gomes tendo um reconhecimento do tamanho que merece para além das fronteiras baianas (e nordestinas). Ícone do reggae brasileiro, dono de uma pancada de hits, mobilizador político. Que o Lolla o coloque em um horário digno, o seu show merece”, completou o jornalista sergipano Lucas Fortes.

Fonte: terra