
O Ministério da Saúde iniciou, nesta semana, a vacinação contra a dengue para profissionais da Atenção Primária em todos os estados. A meta é imunizar 1,2 milhão de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). As primeiras 650 mil doses já foram enviadas às unidades da federação, e o restante será distribuído nos próximos dias.
A estratégia utiliza vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, de dose única e proteção contra os quatro sorotipos da dengue. O Ministério da Saúde adquiriu 3,9 milhões de doses, com investimento de R$ 368 milhões. A ampliação para pessoas de 15 a 59 anos está prevista para o segundo semestre, conforme aumento da produção. A definição do público prioritário seguiu recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização.
Em 2025, o país registrou 1,7 milhão de casos prováveis de dengue e 1,7 mil mortes, queda de 74% nos casos e de 72% nos óbitos em relação a 2024. A vacinação integra as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, que incluem controle de criadouros, uso de inseticidas e testagem.
Fonte:radiogov