Professora caetiteense, Rita Malheiros, compartilha experiência de trabalho com toda a Rede Estadual da Bahia.

Foto: Divulgação

A professora Rita Malheiros, lotada no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia (CECPAG), em Maniaçú, distrito de Caetité, foi destaque numa reunião virtual, nesta segunda-feira (01), com a presença do Secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues e demais profissionais da educação.

A reunião virtual foi transmitida ao vivo pelo canal da Educação no YouTube e pelo Educa Bahia, novo canal de televisão educativa criado pelo IRDEB. No relato da experiência, a professora destacou o trabalho realizado na referida escola estadual.

Como título CEPAG: em tempos de pandemia, desenvolver a empatia, ideia iniciada em abril de 2020, e objetivando desenvolver pequenas ações para manter o vínculo afetivo emocional do alunado, a realização de selfies e relatos dos alunos motivou a construção de um e-book, uso das redes sociais para fazer lives com temáticas relacionadas a agricultura no campo, trabalhos sobre a festa da mandioca do distrito de Maniaçu envolvendo a participação de outras escolas da região e demais projetos durante o ano inteiro, sempre observado as regras de distanciamento.

A internet foi uma grande aliada nesta escola. Plataformas digitais, como o Google Classroom possibilitou a criação de salas virtuais, grupos de turmas no WhatsApp facilitou o contato com os estudantes e o envio dos roteiros de estudos preparados pela secretaria estadual da educação com disponibilização de copias impressas também.

Projetos como: Toca da Tapuia – Alto Sertão da Bahia – Preservação Histórica; Palma Nopalea, uma alternativa alimentar para a comunidade escolar e local; Maniaçú, História, cultura e tradição de um povo, dentre outros, renderam várias premiações para a escola.
O compartilhamento da experiência vivenciada no CEPAG chamou a atenção de todos os participantes da reunião virtual.

O professor Danilo Souza, subsecretário de educação, ressaltou que é uma fala de inspiração para todos nós continuarmos neste grande esforço pela educação da Bahia. “A senhora também retrata tão bem o trabalho de excelência que é feito pelos professores desta rede.” Completou Helder Amorim, Superintendente da Coordenação de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação (CONTE). “Muito obrigado, professora Rita, pela sua exposição e pela sua experiência.” finalizou o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues.

Em entrevista para a Rádio Star FM 105,9, com Jorge Santana (Repórter Jabiraca), a professora Rita Malheiros enfatizou que foi muito bom poder compartilhar o trabalho do CEPAG, dá visibilidade a educação do campo, dos alunos da zona rural, com as dificuldades que tem, mas que foram motivados e incentivados a continuarem estudando para evitar a evasão escolar.

Recentemente três professores do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, dentre estes a professora Rita Malheiros, foram selecionados no mestrado da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Redação: Zeomário Teixeira