O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, prorrogou até 11 de junho o prazo para que os municípios brasileiros prestem informações para atualização do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o SNIS. A ferramenta é fundamental para o planejamento do saneamento básico no País, tanto para as instâncias federais como também para estados e municípios.

Pedro Maranhão, secretário Nacional de Saneamento do MDR, explica a importância de os municípios apresentarem os dados.

“As informações sobre a prestação dos serviços de saneamento são de extrema importância para o planejamento das Políticas de Saneamento, por isso, estamos dando oportunidade a todos os municípios brasileiros para que acessem o sistema e lancem os seus dados. Estas informações têm por objetivo ajudar os municípios, pois a partir delas vamos discutir as necessidades de cada município de cada estado do nosso país”.

O SNIS é o maior e mais importante sistema de informações do setor de saneamento brasileiro. A ferramenta tem uma base de dados com informações e indicadores sobre a prestação de serviços de água e esgoto, manejo de resíduos sólidos urbanos, e drenagem e manejo de águas pluviais.

Para saber mais sobre o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento e outras ações do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

 

Fonte: Brasil 61