A secretária municipal de saúde de Caetité, Verônica Pereira Batista Barbosa, concedeu entrevista ao programa Informativo da Star FM, nesta terça-feira (22) e falou dos desafios e medidas para este momento festivo de São João. Denise Freire, gerente da Vigilância Sanitária, também teve a oportunidade de falar com os ouvintes da “Nossa Rádio” trazendo informações importantes para a população.

Quem acompanhou a entrevista, notou que não está proibida a realização da fogueira, mas sim, tem orientações com o intuito de evitar a proliferação da Covid-19. Denise Freire pontuou que não é contra fazer a fogueira, mas que tenha bom senso, não junte muitos núcleos familiares e faça sua fogueira num lugar aberto, ventilado e com poucas pessoas. “Vai comer uma leitoa, a gente sabe que é tradicional, coloca na parte externa da casa, distancie as cadeiras na hora de se alimentar e ao terminar já coloque a máscara. Deixe álcool em gel (ou álcool 70) para fazer a higienização das mãos”, ressaltou a secretária de saúde de Caetité.

Na interação pelo WhatsApp da Rádio Star FM, o ouvinte Jaime perguntou a quantidade de pessoas pode ser considerada aglomeração e Verônica Barbosa respondeu ser complicado estabelecer uma quantidade, mas enfatizou para manter apenas as pessoas do mesmo núcleo familiar, ou seja, quem mora no mesmo domicílio.

Outro ponto preocupante é a chagada de ônibus de outras cidades “A gente, como secretaria de saúde, não podemos proibir o ir r vir das pessoas. Esses ônibus precisam ser fiscalizados pela AGERBA (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), que vai avaliar a legalidade deste transporte, e pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) por ser ônibus interestaduais e quem regula isso é o governo federal” respondeu a gerente da Vigilância Sanitária.

Nas considerações finais, Denise Freire chamou atenção para que cada cidadão assuma a responsabilidade individual de bloquear a contaminação deste vírus dentro da sua família e dentro do seu grupo de amigos. Já finalizando a entrevista, a secretária de saúde ressaltou que a Star FM tem sido parceira neste momento tão difícil que estamos enfrentando e agradeceu todos os ouvintes.

 

Por: Zeomário Teixeira